Temas possíveis: música, humor, poesia, leituras/reflexões sociais, políticas e económicas (a ordem é irrelevante). Palavras que eu gosto e expressões fora de uso: real gana, por exemplo! Mais: aqui escreve-se à moda antiga, isto é, estou em desacordo com o "acordo" ortográfico.
Wednesday, December 30, 2020
Happy birthday Patti!...
Monday, December 21, 2020
Great conjunction of Jupiter and Saturn
21 Dezembro 2020 - Solistício de inverno no hemisfério norte
"Júpiter a cerca de 730 milhões de Km de Saturno"
(Photo by YASSER AL-ZAYYAT/AFP)
Tuesday, December 01, 2020
Portugal (ainda) mais pobre...
Tuesday, November 17, 2020
O poder da música
Sunday, November 15, 2020
Saturday, October 31, 2020
Friday, October 30, 2020
People have the power... to stop pandemic!
Friday, October 23, 2020
Wednesday, September 30, 2020
Oxalá não haja sopa no céu...!
R.I.P. Joaquín Salvador Lavado (1932-2020)
O cartoonista argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido por Quino, morreu nesta quarta-feira em Mendoza (Argentina), sua cidade natal, aos 88 anos.
Quino tornou-se mundialmente famoso na década de 1960 pela sua personagem Mafalda, a menina de humor perspicaz e infindáveis questões pertinentes cujas histórias em banda desenhada inspiraram gerações em todo o mundo.
Filho de espanhóis e detentor de prémios como o Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades e a Medalha da Ordem e Letras da França, Quino desenvolveu as aventuras de Mafalda entre 1964 e 1973.
O artigo completo no "Diário de Notícias"
Sunday, September 27, 2020
Essentials COVID-19
How can I tell the difference between the flu and COVID-19?
É impossível dizer sem fazer um teste. Influenza e COVID-19 têm sintomas semelhantes, talvez você precise fazer o teste para saber o que o está deixando num estado miserável.
Dores no corpo, dor de garganta, febre, tosse, falta de ar, fadiga e dores de cabeça são sintomas compartilhados pelos dois.
Precauções contra COVID-19 - máscaras, distanciamento social, lavagem das mãos - também retardam a propagação da gripe, por isso as autoridades de saúde esperam que a vigilância contínua possa diminuir a gravidade da temporada de gripe deste ano.
Um artigo interessante da Yahoo / Associated Press, se quiser ler na íntegra
Friday, September 18, 2020
Music was my first love...
Thursday, August 27, 2020
As sábias palavras de um (ex)médico
CONVIDADO (IN)VOLUNTÁRIO
António Lobo Antunes
A propósito de ter entregado o seu cartão da Ordem dos Médicos:
Adeus
"Demiti-me hoje da Ordem dos Médicos e devolvi a medalha de mérito que há anos me pediram que aceitasse e me agradeceram com elegância ter aceite. O meu pai costumava citar uma frase de Herculano a propósito de Garrett, dois escritores que muito admiro: “por meia dúzia de moedas o Garrett é capaz de todas as porcarias menos de uma frase mal escrita.” E recebi uma carta mal escrita, que talvez pretendesse ser irónica e era apenas pateta e com dois erros de português, que me obrigou, naturalmente, a esta tomada de posição que, embora não faça Medicina há muitos anos, me entristeceu. Entristeceu-me porque julgo ter sido um membro honesto daquela que considero ser a mais bela das profissões quando praticada com honradez e humildade. Eu venho, pelo menos há quatro gerações, de uma família de médicos e de todos eles me orgulho, desde o meu bisavô, os meus tios-avôs, o meu pai, que tanto amava a Medicina, dois dos meus irmãos, uma das minhas filhas, duas sobrinhas. Tive mestres excelentes, alguns fora do comum, colegas de superior qualidade, amigos que dignificam a profissão, internos competentes que comigo trabalharam e a quem julgo ter ensinado o pouco que sabia. Claro que não atingi o brilho da maior parte deles mas estou seguro da minha dedicação às pessoas que sofriam e de haver lutado, durante anos, pelo bem-estar de quem me coube ocupar-me. Falhei seguramente em certos casos. Noutros julgo que logrei mais do que imaginava. O saldo não se me afigura negativo. Não me atrevo a comparar-me com o meu querido irmão João, com o meu pai, com o meu tio Pedro d’Almeida Lima: fui apenas um clínico sério que partiu de mãos limpas. Desejo do coração que a minha filha e as minhas sobrinhas cheguem mais longe do que eu, como sou consciente que amigos meus o fazem, como, por exemplo, dois a quem devo a vida: o Professor Henrique Bicha Castelo, grande cirurgião, e o Professor Luís Costa, admirável clínico, que sabem do afecto e do respeito que por eles tenho. Se continuo aqui o mérito é seu. Um simples episódio que não esqueço, que não esquecerei nunca: estava na maca, esperando entrar na sala de operações para uma intervenção melindrosa, quando senti que me davam a mão: olhei e era o Professor Henrique Bicha Castelo que me agarrava os dedos e assim ficou até a anestesia me levar para longe. Henrique, juro-te pela minha mãe que nunca me achei tão acompanhado e não calculas a infinita gratidão que existe em mim.
– Meu querido
disseste tu
– Meu querido
e acredita, peço-te, que sou bem consciente de quanto eu estar ali te fez sofrer. E, no entanto, lutaste por mim com imensa coragem e aqui estou a escrever-te. Luís, eu devo-lhe imenso. O João entende que o mais horrível defeito que um homem pode ter é a ingratidão. A minha gratidão por si é imensa, e a sua ternura, cheia de pudor, comove-me sempre. E aqui estão duas pessoas de uma grandeza de alma que infelizmente não possuo. A Medicina deu-me coisas destas. Se um doente, o que não acredito, tivesse tido para mim o que tenho por vocês a minha vida quedar-se-ia justificada. Invejo-os e amo-vos. Agora, que já nem médico sou, resta-me exprimir o meu profundo amor pelos meus mestres. O Professor Eduardo Luís Cortesão, que tanto gostava de mim e, se fui um especialista aceitável, a ele o devo. Não esqueço, Eddie, o tempo que passei em sua casa, na Praia da Luz, a escrever Os Cus de Judas, que lhe lia, à Marie-Claire e a si, depois do jantar, no terraço, à medida que o ia compondo, como não esqueço o que da nossa profissão me ensinou, com uma enorme paciência e tolerância para com o meu mau feitio, os meus caprichos, as minhas iras. Sempre me tratou como seu filho. Sempre me perdoou tudo. Sempre me compreendeu. Sempre gostou de mim para além do que eu merecia, para além do que eu valia. Posso ser um grande escritor mas, como pessoa, deixo bastante a desejar. E você, Eddie, achava que não. Como eu gostava, meu Deus, de o abraçar agora. Na minha memória, na memória de tantos, nunca desaparecerá. De muitos outros médicos devia falar, mas isto é só uma pequena crónica sem pretensões, e todos merecem melhor do que isso. Tenho tanta vaidade em ser vosso colega, vosso colega não, daqui em diante sou apenas o senhor António Lobo Antunes, todo coberto de condecorações, prémios, honrarias, e de que serve isso, ao passo que vocês são Médicos. E tenho de curvar-me, com humilde respeito, diante da vossa profissão. Um escritor não cura ninguém salvo, talvez, a si mesmo. O sucesso torna-nos humildes. Faulkner: “descobri que escrever é uma coisa tremendamente bela. Faz-nos erguer sobre as patas de trás e projetar uma enorme sombra”, que me apetece glosar assim: “descobri que ser médico é uma tremendamente bela coisa. Faz-nos agarrar na mão de um infeliz que sofre e ajuda-lo a viver”. Qual destes dois feitos é o mais importante? De mim ficarão papéis. De vocês pessoas. É necessário perguntar qual das actividades é a mais importante? Quando lia Os Cus de Judas, à noite, no terraço da Praia da Luz, o Eddie dizia: “Isto é um momento único, Marie-Claire”. E qual momento único, meu Deus? Quando somos gente de facto estamos condenados a entender-nos. E o que vale tudo o resto ao lado disso? "
ALA
Wednesday, August 19, 2020
O espermograma do avô
O médico pede uma amostra de esperma de um homem de 85 anos como parte de seu exame de saúde anual. Dá-lhe um pequeno frasco e diz:
"Primeiro eu tentei realizar a tarefa com a mão direita e nada.
Então pedi ajuda a minha esposa.
Ela tentou com a mão direita, depois com a mão esquerda e ainda nada.
Tentou com a boca, primeiro com os dentes presentes, depois sem dentes e ainda nada.
Revelou-se um bom tempo em posições diferentes e cada vez mais bizarras e não houve nenhum caso.
"Você pediu para sua sogra e sua vizinha?!!!"
"Sim, Dr., nenhum de nós conseguiu abrir o sacana do frasco...
Friday, July 10, 2020
Foi há 24h que o "mundo parou de repente", sem avisar...
Sunday, July 05, 2020
Music was my first love...
Wednesday, July 01, 2020
Wednesday, June 10, 2020
O que é nacional é bom!
- Multibanco. Compartilhamento completo das caixas eletrónicas entre bancos. Não é igual a rede 24hs que cobra tarifa e tem o serviço muito limitado.
- IRS automático (imposto de renda). Devido da integração dos sistemas das finanças entre empresas e órgãos públicos, acaba que o histórico financeiro de uma pessoa é automaticamente registado, alimentando automaticamente as informações de receita e despesas da pessoas.
- Program Simplex. Um canal do governo que escuta sugestões e aplica como melhoria em forma de cronograma anual. Muitos dos tópicos aqui citado por mim surgiu do Simplex.
- Saúde 24. Um canal de pré atendimento médico com autonomia para realizar triagem, receitas remédios, encaminhamento ao hospital, ou envio de uma ambulância.
- Passe social navegante. Passe mensal que te permite deslocar pela área metropolitana, em qualquer sentido, em qualquer meio de transporte e quantas vezes quiser pagando apenas 40€.
- Boletim de saúde on-line. O seu histórico e diagnóstico médico de saúde on-line acessível aos médicos. Evita exames repetitivos, desnecessários e principalmente agilizar o tempo de resposta numa emergência.
- Balcão on-line do empreendedor. De forma on-line, em 3hs o empreendedor tem a sua empresa aberta, funcional, sem burocracias e ainda ganha uma hospedagem de website.
- Recibos verdes para os autónomos. Inclui o trabalhador autónomo nos mesmo diretos e deveres de um trabalhador por conta de outrem, como por exemplo ter direito ao seguro desemprego.
- Loja do cidadão. Sei que no Brasil há Poupa-tempos espalhados pelo país, mas não é igual, pois na loja do cidadão há todos os órgãos públicos e empresas de serviços privados.
- Cartão cidadão (documento de identidade) com micro-chip. Permite a autenticação em diversos serviços públicos e privados sem necessidade de ter logins e senhas de acessos. Sem contar que o cartão é pequeno, prático e contém todas as informações de todos os outros documentos. Agora tem uma chave-móvel associada que permite fazer login com segurança em sites oficiais e realizar serviços oficiais que só seriam possíveis, até há bem pouco tempo, nas repartições públicas.
- Siga App. Aplicativo de senhas do governo onde é possível tirar senha para as finanças (receita federal), IMT (DETRAN), Segurança Social (INSS) ou IRN (órgão de registro civil que no Brasil é responsabilidade dos cartórios). É possível tirar senha, acompanhar os números chamados, o tempo de espera da última senha e o tempo médio de atendimento. Com isso é possível tirar a senha e se deslocar ao órgão apenas no momento próximo do atendimento.
- Pontos de recargas de carros elétricos espalhadas pelo país e incentivos do governo para aquisição e recarga dos veículos.
- Com o serviço MBWay, é possível realizar pagamentos e transferências para outras pessoas bastando o número telefónico ou e-mail e sem a necessidade de ser correntista do mesmo banco. No estilo PayPal, só que sem comissão. O serviço é utilizado por pessoas e também por empresas e comércios.
- Segurança pública, segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) divulgado pelo governo português. 110(homicídios) / 10,229,000(população) x 100.000(habitantes) = 0 homicidio por 100.000 habitantes em Portugal. Para Portugal seu igualmente violento quanto ao seu irmão brasileiro, Portugal deveria ter 3000 homicídios para cada 100.000 habitantes, mas teve 0 homicídios.(Indicação de correção da taxa em Portugal realizado por Petronio Costa )
- Internet rápida - No que toca à velocidade de acesso fixo à Internet, Portugal surge em 29.º lugar, entre 133 países: a velocidade média de download na rede fixa em Portugal é de 42,44 Megabits por segundo (Mbps), menos 111,94Mbps do que o primeiro posicionado, a Singapura. Na rede móvel, Portugal fica em 52.º lugar (em 122 países), com uma velocidade média de download de 19,86Mbps. Fonte: Internet fixa em Portugal é das mais rápidas do mundo. A móvel, nem por isso.
- Via Verde. Sistema pioneiro de pagamento de portagens (pedágios), estacionamentos públicos e privados, transportes e alguns serviços e comércios. O sistema Via Verde foi o primeiro a ser universalmente aplicado a todos os pedágios em um país. A Via Verde ganhou amplo uso em Portugal principalmente porque pode operar com qualquer banco do país, pois existe uma rede interbancária totalmente integrada. O sistema foi criado em 1991 e sua operação comercial iniciado em 1995.
- Portagem (pedágio) electrónica nas estradas. Pode ser paga através de um dispositivo inovador no Mundo todo, chamado Via Verde, que comunica com os pórticos e envia a conta para pagar ao utilizador (através de conta bancária).
Sunday, May 24, 2020
Music was my first love...
Sunday, May 17, 2020
Há mais mortes para além da COVID-19
- Nearly 150,000 people die each day around the world, according to 2017 data.
- Cardiovascular diseases are the biggest killer globally.
- This is how COVID-19 compares to other diseases for number of deaths.
Friday, May 08, 2020
Désenchantement
Trouvé sur Twitter
Saturday, April 25, 2020
Wednesday, April 22, 2020
Playing with fire - 6
Playing with fire - 5
"The first COVID-19 case in the U.S. was detected in Seattle on Jan. 30 - the same day South Korea had its first case. The South Koreans built up their own testing regime at break-neck speed and were soon able to test 10,000 suspected cases a day. Trump, on the other hand, claimed on Jan. 26 at the World Economic Forum in Davos, "We have it under control, it’s going to be just fine.”
...But the American health-care system is enormously expensive and highly inefficient. The wealthy and people with good jobs often receive excellent medical care. But a lot of that money goes into the coffers of pharmaceutical and insurance companies.
Nowhere is the coronavirus crisis as visible in the U.S. as at these food distribution centers. One Chicago food bank distributed over three tons of food in a single day. In Manhattan, the line for a soup kitchen extends for several blocks. If the scene were in black and white, one would have trouble distinguishing it from pictures from the 1930s."
Um retrato completo e inclemente da "America first", no SPIEGEL
Monday, April 20, 2020
Playing with fire - 4
Friday, April 17, 2020
Playing with fire - 3
German President Steinmeier: Coronavirus a 'test of our humanity’
Obrigatório ver a partir do minuto 4:50, donde destaco a frase "... let us show that in Europe as well Germany cannot emerge strong and fit from this crisis if our neighbours are not strong and fit as well..."
Playing with fire - 2
"With the COVID-19 pandemic still spiraling out of control, the best economic outcome that anyone can hope for is a recession deeper than that following the 2008 financial crisis. But given the flailing policy response so far, the chances of a far worse outcome are increasing by the day.
The shock to the global economy from COVID-19 has been both faster and more severe than the 2008 global financial crisis (GFC) and even the Great Depression. In those two previous episodes, stock markets collapsed by 50% or more, credit markets froze up, massive bankruptcies followed, unemployment rates soared above 10%, and GDP contracted at an annualized rate of 10% or more. But all of this took around three years to play out. In the current crisis, similarly dire macroeconomic and financial outcomes have materialized in three weeks.
.............
Unless the pandemic is stopped, economies and markets around the world will continue their free fall. But even if the pandemic is more or less contained, overall growth still might not return by the end of 2020. After all, by then, another virus season is very likely to start with new mutations; therapeutic interventions that many are counting on may turn out to be less effective than hoped. So, economies will contract again and markets will crash again".
by Nouriel Roubini | Mar 24, 2020 | Project Syndicate
O artigo completo aqui
Tuesday, April 14, 2020
A tribute to Italy
Wednesday, April 08, 2020
Playing with fire - 1
Já o ponto 6 parece destinado direitinho aos líderes da famigerada (des)União Europeia.
Accomplishing the above goals will require collaboration among governments, international organizations and global business. If these recommendations are robustly pursued, major progress can be made to diminish the potential impact and consequences of pandemics. We call on leaders in global business, international organizations, and national governments to launch an ambitious effort to work together to build a world better prepared for a severe pandemi
O documento na íntegra aqui
Friday, April 03, 2020
Conversa de velhos
Entre outras coisas, devemos-lhes o nosso SNS, que tem obrigação de os tratar (no mínimo) com a dignidade que lhes é devida.
"O Estado não pode ser um Estado mínimo, como se diz. O Estado tem de ser o Estado necessário e um Estado que não olhe apenas para a situação presente, para as eleições e para o resultado, mas olhe para o futuro e para o futuro da sua comunidade. E um Estado que procure fazer o que é indispensável para que esse futuro seja viável" Ramalho Eanes dixit
A entrevista completa AQUI
Sunday, March 29, 2020
Para descontrair um pouco
Avião com 5 passageiros a bordo:
Tuesday, March 10, 2020
Serviço público COVID-19
Estamos perante uma epidemia e é necessário que TODOS façam a SUA parte para a travarmos!
Como médica sinto-me na obrigação de alertar porque vejo muitas pessoas que chegam a ridicularizar a situação e ignoram as importantes medidas preventivas.
Acho especialmente que esta ideia errada que foi passada de que Covid 19 é igual a gripe comum foi muito prejudicial porque está a fazer com que as pessoas não tomem as medidas preventivas de uma forma seria e adequada, pensando que não têm de mudar os hábitos porque nunca o fizeram e todos os anos há gripe...
Acredito que esta desvalorização pode ser muito prejudicial para o nosso concelho porque pode levar a mais contágios por imprudências evitáveis.
O nosso concelho já tem como sabem, casos confirmandos de Covid 19 e é preciso que TODOS colaborem para “cortarmos” os contágios.
E o que têm de fazer é muito pouco...
1- Deixem de espirrar e tossir para o ar.... é sempre, sempre para o braço
2- Lavem as mãos muitas vezes, e é fundamental lavar sempre as mãos antes de tocar no rosto, antes de comer, depois de mexer em algo que passe por “muitas mãos” como o dinheiro por exemplo
3-Não cumprimentem ninguém com aperto de mão e não dêem beijinhos a ninguém! Mesmo aos vossos pais, avós, filhos, não dêem beijos...
4- Depois de limparem o nariz deitem o lenço logo ao lixo
5- Se estão de quarentena... façam a quarentena!!!
6- Se tiver tosse, febre, falta de ar e viajou recentemente ou esteve em contacto com um caso de COVID 19 deve ligar para a linha 24 ( não deve ir nem ao centro de saúde nem à urgência hospitalar)
7- Evitem multidões, estar em sítios fechados com muita gente, etc
8- Aconselho os cafés, lojas comerciais, serviços, etc a desinfetarem regularmente as maçanetas das portas ao longo do dia
9- Muitas pessoas não têm Facebook... não consigo que esta mensagem chegue principalmente aos mais idosos (que são também os que mais riscos correm). Transmitam-lhes todos os cuidados que eles devem ter... sejam portadores das medidas preventivas que eles devem tomar.
10- Evite viajar para fora do país
11- Nada de pânico! Concentrem-se em fazer estas medidas todas bem. Nós sabemos que em média uma pessoa infetada transmite a doença a duas ou a três pessoas. Nós podemos ser mais rápidos que a infeção se cada um de vocês fizer tudo direitinho e passar a mensagem a 3, 4, 5 pessoas que também façam tudo direitinho e por sua vez cada uma delas faça tudo direitinho e continue a transmissão de informação adequada, quebrado assim muitas, muitas correntes de transmissão
12- Se todos fizermos tudo bem os danos serão mínimos e quem sabe no S Pedro e nas Vitórias já poderemos beijar-nos e abraçar-nos e brindarmos à união da nossa terra, do nosso concelho e do que juntos podemos fazer por um bem maior, pela saúde de todos."