Temas possíveis: música, humor, poesia, leituras/reflexões sociais, políticas e económicas (a ordem é irrelevante). Palavras que eu gosto e expressões fora de uso: real gana, por exemplo! Mais: aqui escreve-se à moda antiga, isto é, estou em desacordo com o "acordo" ortográfico.
Thursday, December 30, 2021
Sunday, November 28, 2021
Thursday, November 18, 2021
Tuesday, November 02, 2021
Ehhh... Touro lindo!
"Para todos os efeitos, os touros não sofrem maus tratos... portanto.... espetar um animal por recreação e gáudio de uns quantos mentecaptos reunidos num circo romano, até que o animal, vencido pelo cansaço, dor, humilhação, com os pulmões perfurados e a sangrar pelas narinas, termine o entretém proporcionado às abéculas acéfalas de boas famílias, dedicadas à indústria da tortura bovina desde o tempo dos reis, para finalmente ser abatido fora da arena e veja desta forma o fim do seu sofrimento dito recreativo e cultural... é considerado normal... É isso?
Sunday, October 24, 2021
Music was my first love...
Monday, October 11, 2021
Pensamentos
"Je pense qu'en vieillissant, on commence à prendre conscience de la valeur du temps que l'on passe ensemble. Ce n'est pas une question de cadeau ou d'action de grande envergure, c'est juste une question de partager ce que l’on a de plus cher, notre temps."
Sheree McDonald
Monday, October 04, 2021
Rir (ainda) é o melhor remédio!
Sunday, September 19, 2021
Serviço Público
"Nos últimos dias tenho lido tantos disparates sobre as vacinas que utilizam RNAm que vou tentar fazer aquilo que a DGS já devia ter feito e explicar, de forma mesmo MUITO simples, como é que estas vacinas funcionam.
Friday, September 10, 2021
"Há mais vida para além..."
Nesta data ficamos todos mais pobres, com a partida do político português quiçá mais honesto, íntegro e coerente com as suas convicções, que nos ensinou a "construir pontes" e respeitar aqueles que pensam diferente de nós.
Diz quem privou com ele, que era senhor de um humor espontâneo e muito presente no dia a dia. Lutou até ao fim pelos sonhos e ideais em que acreditava, desde os tempos das lutas estudantis em prol da liberdade e do progresso, asfixiados pela longa ditadura de 48 anos.
Era amigo de longa data (desde os tempos do MES - Movimento de Esquerda Socialista - ou talvez até antes) do falecido historiador César de Oliveira (de quem era compadre), antigo deputado da Assembleia da República e Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital (e que ainda hoje é recordado como referência no poder autárquico da nossa região), com quem tive a honra de privar.
Obrigado, Presidente Jorge Sampaio, por ter sido um exemplo e uma referência na minha contínua aprendizagem dos valores da política, da integridade, do civismo e do humanismo.
Sunday, September 05, 2021
As redes sociais e a imbecilidade inerente
"Les réseaux sociaux ont donné le droit à la parole à des légions d'imbéciles qui avant ne parlaient qu'au bar et ne causaient aucun tort à la collectivité. On les faisait taire tout de suite. Aujourd'hui ils ont le même droit de parole qu'un prix Nobel."
Umberto Eco
Sunday, August 29, 2021
Monday, August 16, 2021
Music was my first love...
This town ain't big enough for both of us - Sparks
Friday, August 13, 2021
A vida (tal como ela é)
Miguel Torga - A Criação do Mundo
Miramar, 12 de Agosto de 1967 – Sessenta anos. Felizmente que ninguém deu pela conta, e pude calmamente, secretamente, meditar na significação deste dia crucial. Até há pouco, ia contando. Trinta, quarenta, cinquenta… Não era a juventude , evidentemente, mas havia ainda pano para mangas. Mais vinte , mais quinze…Tempo de sobra, enfim. Agora é que toda a ilusão se desvaneceu. Nem quarteirão, nem dúzia. Inexorável, a razão apenas me promete a decadência e o desenlace, no molho amargo de que tudo está feito e por fazer. É essa, de resto, a grande lição de humildade que a vida nos dá , se a esclerose não lavrou de mais e consente ao espírito o resgate duma lúcida contrição. Vamos seguindo confiados pela estrada fora. De repente, olhamos para trás , e que terramoto de ilusões! O que parecia grande mede um palmo, o que julgávamos sólido abana, o que dava a impressão de voar, patinha. Incrédulos, esfregamos os olhos. Mas não há dúvida. Desacertos sobre desacertos, erros palmares, ingenuidades confrangedoras. O saco de viagem abarrotado de falências. E de nada vale perguntar se as coisas se poderiam passar de outra maneira. Os factos são irreversíveis. No meu caso, então, só por milagre. Comecei mal e tarde. Enquanto outros partiram do saber, eu parti do sofrimento. Nenhuma porta se me abriu sem eu a arrombar. Lutei contra a pobreza, lutei contra a ignorância , lutei contra a idade, lutei contra os homens, lutei contra Deus, lutei contra mim. Uma infância rolada, de bola à mercê dos pontapés do mundo, uma juventude esfalfada, de estafeta atrasado na maratona da cultura , uma maturidade crispada, de indesejável na pátria. A criança desaninhada e perplexa nas encruzilhadas do destino, o rapaz a tentar a ferro e fogo fazer-se gente , o homem cercado de incompreensões. De maneira que era praticamente impossível que a árvore desse outros frutos. Tudo se conjugou nela e fora dela para um Outono sáfaro, que verifico nesta singeleza despida de ilusões. E triste , mas não há voltas a dar-lhe. Resta-me apenas uma consolação: embora derrotado, consegui chegar ao fim da aventura na pureza com que a iniciei, e remir pela consciência dum velho poeta a sangrar a inocência dum jovem poeta de versos de pé quebrado.
Sunday, July 25, 2021
tempus fugit
"De génio e de louco todos temos um pouco"
Nós somos assim, com todas as qualidades e defeitos inerentes ao Homo Sapiens, embora a História tenha inclinação para realçar as qualidades e remeter os erros para segundo plano... Não obstante, Otelo ficará para os vindouros como o autor e quiçá o principal estratega do Movimento dos Capitães, que culminou no 25 de Abril de 1974.
Saturday, July 24, 2021
Do it
"You cannot go back and change the beginning, but you can start where you are and change the ending."
C.S. Lewis
Saturday, July 17, 2021
Wednesday, July 14, 2021
Ainsi va le monde...
"Le manque d’accès aux vaccins en Afrique est «inacceptable», a affirmé le n°2 de la Banque mondiale, Axel van Trotsenburg, mercredi, à la veille d’une réunion à Abidjan pour définir le futur soutien financier de l’institution aux pays du continent.
«C’est un énorme problème, il est inacceptable que seulement 1% de la population africaine soit vaccinée. Cela doit changer et nous devons faire beaucoup plus», a déclaré le directeur général des opérations de la Banque mondiale à l’AFP.
Alors que 70% de la population est vaccinée dans certains Etats développés, ce chiffre est de moins de 1% pour les pays les plus pauvres, selon l’ONU."
In "24min.ch"
Tuesday, June 29, 2021
Sunday, June 20, 2021
Music was my first love...
25 Or 6 To 4 - Chicago
Monday, May 31, 2021
The Paradox of tolerance
If everyone is tolerant of every idea, then intolerant ideas will emerge. Tolerant people will tolerate this intolerance, and the intolerant people will not tolerate the tolerant people. Eventually, the intolerant people will take over and create a society of intolerance. Therefore, Popper said, to maintain a society of tolerance, the tolerant must be intolerant of intolerance… hence the paradox
Karl Popper, Mark Manson
Saturday, May 08, 2021
Frase da semana
Saturday, May 01, 2021
Music was my first love...
"Vi-te a trabalhar o dia inteiro Construir as cidades para os outros Carregar pedras, desperdiçar Muita força pra pouco dinheiro"
Sunday, April 25, 2021
Saturday, April 24, 2021
Monday, April 05, 2021
Friday, April 02, 2021
45°Aniversário da Constituição Portuguesa
"A 2 de Abril de 1976 nasceu a Lei Fundamental do nosso país. Apesar das ofensivas de que tem sido alvo, é em momentos como o que vivemos no último ano que se confirma a importância dos direitos que consagra."
O texto completo em Associação AbrilAbril
Friday, February 12, 2021
Hoje temos capicua
12022021
Thursday, February 11, 2021
Saturday, January 30, 2021
Retrato de um populista
ELES ESTÃO ENTRE NÓS!
Não adianta negá-lo, os adeptos de Ventura Chega estão entre nós. Sociabilizam connosco. Como ele, são lestos a denunciar e a enfatizar as fissuras da democracia. Asseguram que os políticos são todos ociosos, gatunos e pervertidos. Asseveram que há mais crime em Portugal do que no Brasil. Porém, têm vergonha de assumir as suas opções de voto e, com isso, logram amigos e conhecidos e distorcem as projeções das sondagens. Ventura não será fascista, no sentido académico do termo, embora comungue de vários dos seus princípios e recorra à retórica histriónica, virulenta e falaciosa dos fascistas. Ventura garante não ser fascista, mas, como os fascistas de outrora, é escorado por gente incauta e idolatrado por uma turba de malfeitores e arrivistas. Amaldiçoa as minorias para espicaçar o ódio das turbas (só para despertar a paixão das massas, seria capaz de gazear e incinerar essas minorias em cândidos santuários). Usa a fraude e a trapaça para mascarar os factos. Como os abutres, fortalece-se com a tragédia alheia e as desgraças da nação. Também ele pretende inculcar nos crédulos a imagem de um chefe providencial, ungido por Deus e pela Senhora de Fátima, para guiar Portugal rumo a um passado esplendoroso. Vocifera contra a fuga fiscal e a corrupção, mas ganhou a vida a dissimular fortunas e a ignorar os desfalques de dirigentes do glorioso clube que o tornou mediático. Deseja privar tudo, sugere que a educação e a saúde públicas desbaratam o dinheiro dos contribuintes, mas culpa o Governo por ofender professores, alunos, médicos, enfermeiros e doentes, com a intenção críptica de usurpar os seus votos. Engendrou um cabalístico sistema fiscal capaz de proteger os ricos e de molestar os pobres. Os mais imprudentes, os trôpegos, os oportunistas, por ora, aplaudem o redentor com euforia e altivez. Saberão eles, porventura, que, se um dia Ventura for poder, irá desprezar todos os que o louvaram e transformá-los nos mais miseráveis súbditos?
Autor: Luís Filipe Torgal
Monday, January 25, 2021
Friday, January 15, 2021
Sunday, January 10, 2021
aNTIFa Alert
Grande testemunho! Ver com atenção até ao fim, e reflectir no que nos entra em casa diariamente (já CHEGOU o 4° Pastorinho, cuidado...)