Nesta data ficamos todos mais pobres, com a partida do político português quiçá mais honesto, íntegro e coerente com as suas convicções, que nos ensinou a "construir pontes" e respeitar aqueles que pensam diferente de nós.
Diz quem privou com ele, que era senhor de um humor espontâneo e muito presente no dia a dia. Lutou até ao fim pelos sonhos e ideais em que acreditava, desde os tempos das lutas estudantis em prol da liberdade e do progresso, asfixiados pela longa ditadura de 48 anos.
Era amigo de longa data (desde os tempos do MES - Movimento de Esquerda Socialista - ou talvez até antes) do falecido historiador César de Oliveira (de quem era compadre), antigo deputado da Assembleia da República e Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital (e que ainda hoje é recordado como referência no poder autárquico da nossa região), com quem tive a honra de privar.
Obrigado, Presidente Jorge Sampaio, por ter sido um exemplo e uma referência na minha contínua aprendizagem dos valores da política, da integridade, do civismo e do humanismo.
No comments:
Post a Comment