Sunday, March 22, 2015

Angola: o oito e o oitenta

Two Women, Opposite Fortunes

THIS is the tale of two women, each an emblem, in her own way, of one of the world’s most corrupt and dysfunctional nations.

One of the women is Isabel dos Santos, Africa’s richest woman. The daughter of Angola’s president, she is worth $3 billion and is Africa’s only female billionaire as well as its youngest billionaire, according to Forbes. The magazine found that all her major Angolan investments were in companies seeking to do business there or were achieved by a stroke of her father’s pen.
(...)
The other woman, more typical, is Delfina Fernandes, and I met her at the end of a bone-rattling journey over impossibly rutted dirt roads in a village called Kibanga in the northern part of the country. Blind in one eye, she lives in a grass-roof hut without electricity or running water, and without access to health care.

O artigo completo no NYT.

Friday, March 13, 2015

Recados aos novos cardeais... e à hierarquia católica!

Foi há 2 anos que Jorge Mário Bergoglio se tornou na figura (já) carismática do Papa Francisco... Contrariamente às suas convicções pessoais, oxalá ele permaneça à frente da igreja católica por muitos e longos anos, pois nos tempos conturbados que vivemos fazem muita falta Homens desta estirpe, com a coragem e a humildade que ele tem demonstrado.


"(...) Amados irmãos novos Cardeais, com os olhos fixos em Jesus e na nossa Mãe, exorto-vos a servir a Igreja de tal maneira que os cristãos – edificados pelo nosso testemunho – não se sintam tentados a estar com Jesus, sem quererem estar com os marginalizados, isolando-se numa casta que nada tem de autenticamente eclesial. Exorto-vos a servir Jesus crucificado em toda a pessoa marginalizada, seja pelo motivo que for; a ver o Senhor em cada pessoa excluída que tem fome, que tem sede, que não tem com que se cobrir; a ver o Senhor que está presente também naqueles que perderam a fé, que se afastaram da prática da sua fé ou que se declaram ateus; o Senhor, que está na cadeia, que está doente, que não tem trabalho, que é perseguido; o Senhor que está no leproso, no corpo ou na alma, que é discriminado. Não descobrimos o Senhor, se não acolhemos de maneira autêntica o marginalizado. Recordemos sempre a imagem de São Francisco, que não teve medo de abraçar o leproso e acolher aqueles que sofrem qualquer género de marginalização. Verdadeiramente, amados irmãos, é no evangelho dos marginalizados que se joga, descobre e revela a nossa credibilidade!"

Homilia do Papa Francisco na missa de celebração dos novos cardeais, na íntegra aqui.

Saturday, March 07, 2015

Adivinha

"Como é que se chama um gajo que tem cara de filho da puta, faz coisas de filho da puta e nos trata a todos como se nós é que fossemos  uns filhos da puta?
(...)
... há uma probabilidade muito grande (aqui entre nós: enorme, mesmo) de um tipo com essas características chegar a primeiro-ministro."

Dragão, in Dragoscópio