Temas possíveis: música, humor, poesia, leituras/reflexões sociais, políticas e económicas (a ordem é irrelevante). Palavras que eu gosto e expressões fora de uso: real gana, por exemplo! Mais: aqui escreve-se à moda antiga, isto é, estou em desacordo com o "acordo" ortográfico.
Saturday, June 22, 2013
Coimbra é património mundial
A UNESCO aprovou há minutos a inscrição da Alta universitária e da Rua da Sofia, na Baixa da cidade, como Património da Humanidade.
Os edifícios agora classificados pela UNESCO dividem-se em quatro núcleos: colégios da Rua da Sofia ("onde a história da Universidade começou"), Pátio das Escolas ("o coração da Universidade de Coimbra, com sedimentos moçárabe, memórias da primeira dinastia portuguesa e uma das bibliotecas mais belas do mundo"), Edifícios da reforma Pombalina ("marcas da revolução do conhecimento no século XVIII) e Complexo do Estado Novo ("face da mudança da Alta de Coimbra").
Na Baixa, além de sete colégios da Rua da Sofia, são também classificados o Mosteiro de Santa Cruz, o Palácio de Sub-Ripas e o Antigo Colégio das Artes, no Pátio da Inquisição.
Na Alta, além do Pátio das Escolas, com a Biblioteca Joanina, a Torre e a Via Latina, o projecto integra sete colégios, a Imprensa da Universidade, o Laboratório Químico, as casas dos Melos e das Caldeiras, o conjunto edificado pelo Estado Novo (Biblioteca Geral, Arquivo da Universidade, faculdades de medicina e de Letras e departamentos de Física, de Química e de Matemática), o Jardim Botânico e a Sé Velha.
In Diário de Coimbra, Edição de Sábado, Junho 22, 2013
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment