Friday, August 31, 2012

Ainda há pessoas sérias...

Dois casais amigos jogam cartas a seguir ao jantar. Às tantas,  Nuno, o homem da casa, deixa cair acidentalmente o baralho ao chão.
Ao baixar-se por baixo da mesa para as apanhar, verifica que a Joana, a amiga visitante, não tem nada por baixo da saia e fica perturbado pela visão....
Um pouco depois, o Nuno vai à cozinha para buscar mais umas bebidas e a Joana acompanha-o para ajudar... De repente a Joana pergunta ao Nuno: "Notei que deves ter gostado do que viste quando estiveste debaixo da mesa. Por acaso estás interessado em experimentar? Basta que me dês 250 Euros e eu sou toda tua por uma tarde..."
O Nuno nem pensou duas vezes: "Claro que quero! Pode ser 6ª feira à tarde?
Pode ser em tua casa?" (...}, Sexta à tarde, o Nuno lá foi ter a casa da Joana, deu-lhe os 250 Euros como combinado, e seguiram-se duas horas de sexo escaldante....
Despediram-se visivelmente satisfeitos e uma hora depois chegou o Ricardo, melhor amigo do Nuno e marido da Joana.
Beijam-se como sempre, e o Ricardo pergunta à Joana: "O Nuno veio cá?"
A Joana ficou um pouco comprometida, com medo que ele desconfiasse de alguma coisa, mas respondeu "Sim".
Ricardo: "E deixou o dinheiro?"
Ela (ainda mais preocupada},: "Sim, 250 Euros....."
Ricardo: "Vês como ainda se pode confiar nos amigos!
Passou lá esta manhã no emprego e pediu-me os 250 Euros emprestados, prometeu que os pagaria sem falta ainda esta tarde.......... E cumpriu!

Sunday, August 26, 2012

Patti Smith passe entre les goutes






 
 
 


Patti Smith, samedi soir sur la grande scène du For Noise festival. Un concert magnifique, épargné par les averses et les rafales de vent...
Image: Chris Blaser

 


Après trois ans d’accalmie, le For Noise Festival a vécu sa 16e édition dans la pluie et le vent. Irritant pour les nerfs, mais pas catastrophique: 8000 personnes sont venues tremper les semelles dans la cuvette humide des quatre-vents.
 
Point d’orgue de cette édition, la New-yorkaise Patti Smith se produisait samedi soir devant un parterre très dense de kways mouillés. Le cadre intimiste du For Noise et une sonorisation hors pair n’ont pu que mettre en valeur la superbe prestation de la chanteuse, accompagnée de ses quatre musiciens. A 65 ans, la poétesse a fasciné son audience pendant une petite heure et demie, sans se départir d’un grand sourire communicatif. Avec ses mitaines, son veston trop grand et sa dégaine androgyne, la chanteuse s’est exécutée avec une classe sans pareille, sans oublier d’en appeler à la libération des Pussy Riot, avant d’entonner le poing levé un Ghost Dance («We Shall Live again») vibrant d’émotion.
 

25 de Agosto de 2012 - Lausana, Suíça

 
 

Monday, August 20, 2012

Será este o sentido da vida humana?

"... E finalmente você vai acordar e perceberá que é um velho reumático como eu!"

É costume dizer-se que não há duas sem três, por isso não resisti a divulgar o discurso do Presidente do Uruguai José Pepe Mujica, na Rio+20.
É um discurso politicamente incorrecto, certamente que fez aquecer as orelhas a muitos dos seus colegas governantes presentes nesse evento.
Estou convencido que, a pouco e pouco, cada vez mais pessoas vão tomando consciência do tipo de sociedade em que efectivamente vivemos, pois só assim poderemos tomar decisões racionais que nos permitam caminhar para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.



Sunday, August 19, 2012

Dedicado às nossas mulheres... que por vezes são umas chatas!


Porque é que são sempre os mesmos?

Resolvi postar este artigo de Pacheco Pereira, um pouco na sequência temática do anterior: embora com um conteúdo completamente diferente, claro, mas pensando bem, tem tudo a ver...!
Nota: sublinhados meus.

O relatório da CMVM, publicado com atraso, revela a acumulação de cargos em sociedades por um pequeno número de pessoas, sempre as mesmas aliás. Não se trata só dos seus “donos”, o argumento que o homem dos 73 lugares deu para justificar que qualquer ideia de boas práticas na governança das sociedades não se aplica às “dele”, mas aos 17 que acumulam lugares cada um em mais de 30 empresas. A isso deve-se acrescentar o que todos os dias se vai sabendo sobre a entrada ou a circulação de pessoas na administração das principais empresas portuguesas, com relações próximas com o poder político, por singular coincidência sempre os mesmos. Entre consultoras, grandes escritórios de advogados, entidades reguladoras, governo, banca, empresas públicas, “comissões de aconselhamento” do governo, há uma circulação intensa de…sempre os mesmos.
 
Proença de Carvalho é um exemplo típico: advogado de José Sócrates, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Champalimaud, presidente do Conselho de Administração da Zon Multimedia, membro da Comissão de Vencimentos do BES – um interessante cargo -, “chairman” da Cimpor, ao todo, só no mundo empresarial, 27 cargos. Proença de Carvalho, como muitos outros neste universo de “sempre os mesmos”, não é “dono”, mas amigo dos “donos”.
 
Competência? Nalguns casos sim, noutros não. Mas não é a competência o critério fundamental. É a confiança. Estes são confiáveis, são dos “nossos”, são dos “mesmos”. Já foram testados mil e uma vezes, no governo, na banca, na advocacia de negócios, no comentário político nos media, e mostraram que estão lá para defender sem hesitações, os “nossos” interesses. Confiança é a palavra chave nos “sempre os mesmos”.
 
Artigo de José Pacheco Pereira, in Abrupto (agora dir-se-á Abruto?!)

Saturday, August 18, 2012

Un cañón en el culo

Si lo hemos entendido bien, y no era fácil porque somos un poco bobos, la economía financiera es a la economía real lo que el señor feudal al siervo, lo que el amo al esclavo, lo que la metrópoli a la colonia, lo que el capitalista manchesteriano al obrero sobreexplotado. La economía financiera es el enemigo de clase de la economía real, con la que juega como un cerdo occidental con el cuerpo de un niño en un burdel asiático. Ese cerdo hijo de puta puede hacer, por ejemplo, que tu producción de trigo se aprecie o se deprecie dos años antes de que la hayas sembrado. En efecto, puede comprarte, y sin que tú te enteres de la operación, una cosecha inexistente y vendérsela a un tercero que se la venderá a un cuarto y este a un quinto y puede conseguir, según sus intereses, que a lo largo de ese proceso delirante el precio de ese trigo quimérico se dispare o se hunda sin que tú ganes más si sube, aunque te irás a la mierda si baja. Si baja demasiado, quizá no te compense sembrarlo, pero habrás quedado endeudado sin comerlo ni beberlo para el resto de tu vida, quizá vayas a la cárcel o a la horca por ello, depende de la zona geográfica en la que hayas caído, aunque no hay ninguna segura. De eso trata la economía financiera.
...
Cuando el terrorista financiero compra o vende, convierte en irreal el trabajo genuino de miles o millones de personas que antes de ir al tajo han dejado en una guardería estatal, donde todavía las haya, a sus hijos, productos de consumo también, los hijos, de ese ejército de cabrones protegidos por los gobiernos de medio mundo, pero sobreprotegidos desde luego por esa cosa que venimos llamando Europa o Unión Europea o, en términos más simples, Alemania, a cuyas arcas se desvían hoy, ahora, en el momento mismo en el que usted lee estas líneas, miles de millones de euros que estaban en las nuestras.

Pode ler o artigo completo no El País

Saturday, August 11, 2012

Music was my first love...




Serge Reggiani, um dos meus intérpretes favoritos da chanson française... Intemporal!

Once and Again

"Começar de novo", assim era o título em português desta fabulosa série que passou no início do milénio na RTP2.
Fico espantado com a quantidade de "lixo" que as cadeias de televisão transmitem por essa Europa fora - não é só em Portugal - deixando na prateleira obras desta envergadura. Sou forçado a acreditar na existência de um propósito bem definido, estrategicamente concertado, para alienar a sociedade com programas tipo big brother e congéneres: não creio que tal seja apenas motivado pelo elevado índice de audiências que o "lixo" atrai...
O fio condutor é a história de amor entre Lily e Rick (... as histórias de Once and Again exploram a magia e a dificuldade de começar de novo uma relação, tendo uma dinâmica de famíla, divórcios , pais e filhos por detrás... assim "reza" a wikipéedia!), mas o ponto forte desta série assenta fundamentalmente nas relações entre as pessoas, nas suas fraquezas e virtudes, anseios e desilusões, e acima de tudo no relacionamento (em construção permanente) entre pais e filhos.
Neste momento já vou a meio da segunda temporada, e constato que os temas abordados continuam perfeitamente actuais.
Como agora se diz, trata-se de um case study. Para apreciadores!...



 

Monday, August 06, 2012

Elections... ou eleiçôes?!

Durante um jantar diplomático em Lisboa, oferecido ao decano dos embaixadores - que era japonês - sentou-se ao lado dele a mulher de um diplomata que ia ser transferido para o Japão. A conversa desenrolou-se em inglês. Às tantas, a mulher perguntou ao japonês:
- Sir, when do you have elections in Japan?
- Well, madam, evely molning...