Thursday, January 30, 2014

A velha Academia

Nos tempos em que passei por Coimbra na qualidade de estudante não havia praxes, a Academia estava de luto por motivos políticos, como se sabe.
Praticamente ninguém usava o traje, até porque os raríssimos estudantes que se atreviam a tal eram muito mal vistos, quiçá mesmo marginalizados.
Quando essas tradições ressurgiram, muitos anos mais tarde depois do 25 de Abril, nunca atribuí especial importância - mesmo até quando a minha filha a elas aderiu de alma e coração, certamente por influência dos amigos e companheiros da altura, e não porque ela tivesse necessidade de tal para se "integrar" no meio estudantil.
As humilhações e as atitudes de subserviência sempre me causaram repugnância, assim como certos exageros, nomeadamente os do foro alcoólico, que se verificam nâo só nas chamadas festas maiores - a Latada e a Queima das Fitas - mas praticamente durante todo o ano escolar.
Revejo-me completamente neste artigo de José Pacheco Pereira, de que transcrevo algumas passagens:
 
"É-me pessoalmente repugnante o espectáculo que se pode ver nas imediações das escolas universitárias e um pouco por todo o lado nas cidades que têm população escolar, de cortejos de jovens pastoreados por um ou dois mais velhos, vestidos de padres, ou seja, de “traje académico”, em posturas de submissão, ou fazendo todo o género de humilhações em público, não se sabe muito bem em nome de quê.
...
Ao institucionalizar a obediência aos mais absurdos comandos, a humilhação dos caloiros perante os veteranos, a promessa era a do exercício futuro do mesmo poder de vexame, mostrando como o único conteúdo da praxe é o da ordem e do respeito pela ordem, assente na hierarquia do ano do curso. Mas quem respeita uma hierarquia ao ponto da abjecção está a fazer o tirocínio para respeitar todas as hierarquias. Se fores obediente e lamberes o chão, podes vir a mandar, quando for a tua vez, e, nessa altura, podes escolher um chão ainda mais sujo, do alto da tua colher de pau. És humilhado, mas depois vingas-te. " 
 
O artigo completo aqui.  
  

No comments: